De Peito Aberto propõe integração entre esporte e cultura no socioeducativo

3ª Mostra Estação JuventudeCerimônia de abertura da 5ª edição das Olimpíadas esportivas do projeto SuperAção contará com apresentações culturais de teatro, música e poesia, trazidas pelos jovens atendidos pelo projeto Estação Juventude, que realiza sua 3ª Mostra de atividades. O evento é uma realização da Associação De Peito Aberto, responsável pela gestão dos projetos no sistema socioeducativo de Minas Gerais, junto à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). A cerimônia acontecerá na próxima 2ª feira (13/01), a partir das 14h, no Centro Esportivo UniBH, unidade Estoril.

A data irá marcar o início dos jogos, quando serão realizadas as primeiras três competições nas modalidades xadrez, tênis de mesa e streetball (basquete de rua). Além das partidas, os convidados poderão conferir o desfile das delegações, o acendimento da tocha olímpica, apresentações teatrais e musicais.

“Essa é a primeira vez que os dois projetos estão juntos. E é isso o que a gente traz de novo: o pensamento de como a arte pode dialogar com o esporte no trabalho com os jovens em cumprimento de medida socioeducativa”, destacou a coordenadora do projeto Estação Juventude, Elizabeth Medeiros, lembrando o processo construído com os adolescentes durante as oficinas do projeto, nas quais vem sendo trabalhada essa integração.

3ª Mostra Estação Juventude
A Completando nove meses de trabalho junto ao sistema socioeducativo de Minas Gerais, o projeto Estação Juventude inicia 2014 com a celebração de grandes resultados na realização de oficinas de arte e cultura com adolescentes em cumprimento de medida. A 3ª Mostra de atividades é um reflexo do trabalho desenvolvido, reunindo fotografias, espetáculos cênicos, mostras poéticas e musicais.

O projeto Estação Juventude atende aos adolescentes dos centros de internação provisória de Belo Horizonte e Região Metropolitana, na perspectiva de promover acesso à arte e à cultura. São desenvolvidas oficinas artístico-culturais nas áreas de Artes Visuais (fotografia e vídeo), Letras (linguagens), Artes Plásticas (desenho, grafite, quadrinho), Música e Artes Cênicas.

5ª Olimpíada SuperAção
Evento esportivo de caráter competitivo, a 5ª Olimpíada SuperAção será realizada entre os dias 13 e 31 de janeiro, envolvendo nove modalidades esportivas, sendo futsal, basquete streetball, handebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez, peteca, futebol society e judô. À exceção das competições de abertura, os demais jogos serão realizados nas quadras esportivas das próprias unidades.

Coordenador técnico do projeto, Leonardo Costa explica que a olimpíada busca incentivar o desenvolvimento nas modalidades esportivas entre os jovens, assim como integrar os adolescentes e os profissionais que atuam no sistema socioeducativo. Nessa perspectiva, o evento irá contar com a participação de nove equipes formadas nas unidades socioeducativas, entre elas, disputarão a modalidade futsal, equipes de servidores da Seds, agentes de segurança das unidades e a equipe técnica da De Peito Aberto, educadores e coordenadores dos projetos. Para Leonardo Costa, o evento é também uma forma de transmitir valores educacionais importantes, por meio de uma prática competitiva saudável.

O Projeto SuperAção completa cinco anos de atuação, presente em 32 unidades socioeducativas em Belo Horizonte, Região Metropolitana e interior de Minas Gerais, oferecendo aos adolescentes da internação e semiliberdade acesso à atividade esportiva orientada como forma de colaborar para o processo de ressocialização desses jovens. São praticadas diversas modalidades esportivas como basquetebol, futsal, handebol, voleibol, judô, natação, peteca e tênis de mesa.