Projeto Salvador Esporte e Cidadania beneficia centenas de jovens e adultos

Projeto Salvador Esporte e Cidadania beneficia centenas de jovens e adultosLançado no 2º semestre de 2013, o projeto Salvador Esporte e Cidadania atua nas comunidades de São Lázaro, Alto de Ondina e Calabar, em Salvador (BA), oferecendo aulas de futsal e handebol a dezenas de crianças. Com atividades orientadas por profissionais de Educação Física, o projeto atende a 100 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que estejam matriculados em escola regular. Ainda, a iniciativa beneficia 100 adultos, entre pais e acompanhantes, com aulas de alongamento, caminhada e corrida de rua.

A gestão do Salvador Esporte e Cidadania é realizada pela Associação De Peito Aberto, com o patrocínio da Premium Entretenimento e Camarote Salvador e o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Diretoria Geral de Esporte e Lazer, e de escolas públicas e privadas da região. Coordenador do projeto, Ricardo Santana destaca que “as atividades esportivas estão integradas à rotina das escolas e funcionam como uma estratégica ferramenta educacional”.

Aluno do projeto, Danilo de Souza (9) garante a satisfação em participar do projeto, em especial das aulas de handebol. “Tem sido muito bom, pois estou aprendendo outro esporte que só tinha visto na TV”, conclui.

Para o presidente da Associação De Peito Aberto, Hagmar Madeira, o apoio dos pais tem sido muito importante para o bom resultado do projeto, destacando que as famílias têm colaborado com o processo de implementação e confiado em deixar seus filhos participar das atividades. O gestor explica que a iniciativa tem caráter social e busca “trabalhar valores fundamentais, como a autoconfiança, a inclusão social, o trabalho em equipe e o respeito pelas outras pessoas”, afirma.

Projeto Salvador Esporte e Cidadania beneficia centenas de jovens e adultos 2Prática esportiva
Com expectativas de ampliação em 2014, o projeto atualmente atende cinco turmas mistas, sendo duas no turno da manhã e três no período da tarde. Todas as crianças praticam as duas modalidades ofertadas, futsal e handebol, em três encontros semanais com 1h de duração.

Ricardo Santana explica que as aulas têm praticado técnicas de recepção e domínio de bola, além dos fundamentos para cada modalidade. De acordo com o coordenador, os educadores utilizam uma metodologia de ensinamento humanista, trabalhando o espírito cooperativo e promovendo a interação e a motivação dos alunos.

Projeto Salvador Esporte e Cidadania beneficia centenas de jovens e adultos  3Atividade para os pais
Alongamento, iniciação à caminhada, corrida orientada e treinamento funcional são as atividades oferecidas aos pais e acompanhantes, desenvolvidas aos sábados, no período da manhã. A coordenação do projeto garante que a adesão tem aumentado a cada final de semana e destaca que as atividades priorizam o bem-estar e o respeito à individualidade de cada aluno.