Projeto de futebol tira jovens da rua em Lauro de Freitas

 

O futebol é o esporte favorito dos brasileiros. Amor, paixão, emoção, alegria, felicidade são sentimentos ligados a prática futebolística. No município baiano de Lauro de Freitas, o futebol é mais do que uma modalidade, é um transformador social. Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Projeto Oportunidade Através do Esporte atende, gratuitamente, 100 crianças e jovens no Estádio Edvaldo Costa Santos, no bairro de Itinga.

 

As aulas da iniciativa são gratuitas e tem transformado a vida dos participantes. Muitos passavam o tempo nas ruas e acabavam correndo risco de seguir um caminho ruim na vida. A oferta do Projeto Oportunidade Através do Esporte mudou essa realidade. Os jovens David Lima Francisco e Ruan de Jesus, ambos de 16 anos, sonham, agora, em ser tornarem jogadores futebol.

 

“Faço parte do Projeto Oportunidade Através do Esporte. Ele mudou a minha vida. Antes ficava muito na rua e tinha muitas más influencias. O projeto me tirou desse ambiente e me influencia a ser um jogador de futebol. Me espelho no meu professor Antônio, que me ajuda muito. Ele é um bom professor e sempre me orienta. É um segundo pai, um irmão que tenho. Eu não tinha acesso nem para ver os jogos aqui em Itinga e agora treino no gramado”, revelou David Lima Francisco.

 

O amigo Ruan apoia. “O projeto beneficia a mim e a vários colegas. Saímos das ruas para praticar esporte. Esse projeto incentiva o esporte e abre portas e caminhos para eu ser alguém melhor, ser um jogador de futebol”, disse.

 

Além de gerar oportunidade para os jovens saírem das ruas, a iniciativa também colabora com a educação dos participantes. Andreia Alves Moura, mãe dos beneficiados Inês Alves Moura e José Roberto Alves Moura, conta que os filhos modificaram até mesmo a parte comportamental.

 

“O projeto é muito importante para os meus filhos. Eles gostavam de ficar nas ruas, agora não ficam mais. O desenvolvimento deles melhorou bastante. Estão mais responsáveis e mais comprometidos. Gostaria até que os meninos tivessem aulas mais vezes na semana”, afirma.

 

O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e executado pela De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel). Nessa sexta-feira foi realizada a entrega do segundo kit de uniforme composto por camisa, short e meião para os alunos.

 

O coordenador do Projeto Oportunidade Através do Esporte, Rodrigo Porto, elogiou a participação dos alunos nas aulas. “A taxa de adesão ao projeto em Lauro de Freitas é impressionante. A comunidade abraçou o projeto, e participa de forma ativa. Os responsáveis pelos alunos assistem as aulas. Esse envolvimento é muito importante para que a iniciativa atinja todos os objetivos”, explicou.

 

Lei Federal de Incentivo ao Esporte

Sabia que você pode destinar parte do seu imposto de renda para ajudar a transformar a vida de milhares de crianças e jovens do Brasil? A DPA realiza projetos de desportos-educacionais em vários estados do país e sua ajuda é muito importante para continuarmos a construir um futuro melhor.

Como participar:

Pessoa Física
Pode destinar até 6% do IR devido

Pessoa Jurídica
Empresas que declaram por meio de lucro real podem destinar até 1% do IR devido

Simples, sem custo e sem burocracia