Alunos do Projeto Ginga De Peito Aberto II participam do dia da família na escola Vale das Pedrinhas

A sexta-feira foi especial na Escola Municipal Vale das Pedrinhas, em Salvador. A instituição de ensino realizou a festa da família, que contou com a participação dos alunos do Projeto Ginga De Peito Aberto II.

 

Os alunos fizeram uma breve apresentação na escola. O ponto alto da exibição foi quando pais e mães capoeiristas participaram gingando, tocando e cantando juntamente com os filhos.

 

O coordenador pedagógico do projeto Ginga, Anderson Lopes, agradeceu a presença dos pais e ressaltou a importância da presença dos responsáveis no desenvolvimento dos alunos da iniciativa.

 

“O Dia da Família na escola foi um momento importante para nós do Projeto Ginga por ser mais uma chance de trocarmos vivências com os responsáveis pelas crianças capoeiristas. O apoio e acompanhamento das famílias é essencial para a continuação e desenvolvimentos das habilidades dos alunos e alunas e neste dia pudemos ver como alguns pais e mães se envolvem com aquilo que diverte e ajuda a disciplinar seus filhos. Fizemos uma atividade musical permeada por informações do projeto, finalizando com uma roda de capoeira na qual as crianças puderam mostrar seus aprendizados. No final, alguns responsáveis levaram cartazes para divulgar dentro da comunidade e algumas crianças ainda não inscritas disseram que ingressariam na capoeira do projeto”, destacou.

 

Executado pela Organização Social De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, o Projeto Ginga II é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cielo e apoio da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Educação.

 

No segundo ano de atividades, o Projeto Ginga De Peito Aberto II beneficia 450 crianças e jovens, sendo 225 no núcleo Cristo Rei e 225 no núcleo Vale das Pedrinhas. Além das aulas de capoeira, as atividades também abordam as questões históricas da capoeira, com o objetivo de gerar acesso à educação através da cultura popular.