Em sábado de festa e alegria, projeto Esporte na Cidade é lançado no Pará

O ginásio Bráulio Nelson da Conceição recebeu, neste sábado, o lançamento do núcleo Pará do projeto Esporte na Cidade. O evento foi uma grande festa para os alunos da região. Os beneficiados exibiram alegria e sorrisos durante toda a cerimônia. Participaram os 500 jovens inscritos no projeto, sendo 300 de Terra Santa e 200 de Porto Trombetas.

 

Os alunos participaram de uma gincana com diversas atividades esportivas e recreativas. Divididos em equipes, os beneficiados competiram entre si. O objetivo da competição era desenvolver o espírito de equipe, o convívio social e a integração entre os jovens das cidades de Terra Santa e Porto Trombetas – munícipios separados por cerca de 70km.

 

O lançamento do Esporte na Cidade contou com a presença de diversas autoridades. Compareceram, o prefeito de Terra Santa, José Odair Albuquerque, o presidente da Câmara de Vereadores de Terra Santa, Lucivaldo Barbosa Lobato, o secretário de Educação de Terra Santa, Reginaldo Gentil Barbosa, a Secretária de Esportes de Terra Santa, Vander Lúcia Soares Andrade, a Secretária de Saúde de Terra Santa, Norma Pantoja Coelho, a Analista de Relações Comunitárias Pleno da MRN, Camila Pena Maia, a Diretora da escola Edmara Cunha Carvalho, Rociclea Pessoa Sousa Barbosa, o Presidente do MEC, Wilison Jean Silva Marinho, o Diretor de Esportes do MEC, Leandro Ribeiro, o diretor de patrimônio do MEC, Wladison Ribeiro, e o diretor presidente da De Peito Aberto, Wenceslau Madeira.

 

Quem também esteve presente foi o ex-atleta Edvaldo Valério, primeiro nadador negro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. Na noite anterior, o Bala, como ficou conhecido, já havia ministrado uma palestra para os alunos do projeto no Salão Paroquial, no Centro, de Terra Santa.

 

Durante a cerimônia, os alunos do projeto receberam, de forma simbólica, o kit de material esportivo para ser utilizado durante as atividades do projeto. Antes do evento, todos os beneficiados já haviam ganhando, oficialmente, camisa, short, meião e tênis.

O diretor presidente da De Peito Aberto, Wenceslau Madeira, comemorou o lançamento do projeto. “Muito gratificante ver esse mar de crianças aqui no ginásio. Fico muito feliz com a empolgação e o entusiasmo deles com os novos materiais e com a participação na gincana. É essa felicidade das crianças que me motiva todos os dias. Gostaria de agradecer a todos que nos ajudam a manter o projeto aqui no Pará. Temos uma parceria longínqua e com todos aqui e espero manter por mais muitos e muitos anos”, disse.

Os jovens matriculados em Terra Santa praticam aulas de iniciação esportiva, já os inscritos em Porto Trombetas, desfrutam de aulas de futebol de campo. Todas as atividades do Esporte na Cidade são gratuitas.

 

O Esporte na Cidade, no Pará, é realizado pela Organização Social De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa conta com patrocínio da Mineração Rio do Norte – MRN – e apoio do MEC e da Prefeitura de Terra Santa.