Mais dois projetos de sucesso

Todo ciclo tem início, meio e fim. O primeiro semestre de 2020 marcou o encerramento do ciclo de dois projetos da De Peito Aberto em Salvador (BA). Foram encerrados o Ginga II, projeto com aulas gratuitas de capoeira, e o Salvador Esporte e Cidadania, que oferta futsal para os alunos. Ambos já estão renovados e serão retomados assim que tiverem liberação das autoridades sanitárias.

Projeto Ginga II

Realizado pela DPA, o Projeto Ginga II foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cielo e apoio da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Educação. Foram beneficiadas 450 crianças, sendo 225 na escola Cristo Rei e 225 na escola Vale das Pedrinhas. Ao fim do projeto os alunos participaram do batizado de capoeira. O evento foi idealizado para reconhecer simbolicamente os aprendizados dos alunos ao longo do projeto. Os jovens receberam um cordão de capoeira em forma de homenagem.

O evento contou com cânticos e rodas próprios da cultura capoeirista. Os alunos apresentaram o que aprenderam ao longo do ciclo do projeto, e transmitem alegria e orgulho em poder participar do projeto.

Projeto Salvador Esporte e Cidadania

A cidade de Salvador recebe anualmente o maior carnaval do mundo. Entre milhões de sorrisos provocados pela a festa mais democrática do Brasil, centenas se destacam não apenas pela beleza, mas também pela sinceridade, pela alegria, pela felicidade e pelo aprendizado. São sorrisos de crianças e jovens beneficiados pelo projeto Salvador Esporte e Cidadania, uma parceria entre o Camarote Salvador e a DPA.

Os jovens beneficiados pela iniciativa são moradores de comunidades carentes do entorno de Ondina, principal espaço da festa. Os alunos participam gratuitamente de aulas planejadas para utilização do esporte como ferramenta educacional, e de atividades complementares baseadas no lazer orientado para, de forma lúdica e divertida, emponderar, elevar a autoestima, gerar sentimento de pertencimento, entre outros benefícios. As aulas são orientadas por um profissional de educação física contratado especificamente para levar o máximo de conhecimento aos alunos.