Metrô de Salvador recebe a exposição de fotos: Um novo olhar para o esporte

O esporte pode ser prazeroso e proporcionar diversos benefícios para a saúde. Por isso, a CCR Metrô, em parceria com a organização social De Peito Aberto, traz, até o dia 31 de agosto, na estação rodoviária, dicas com as crianças dos projetos Ginga e Oportunidade através do esporte. 

A CCR Metrô é parceira da De Peito Aberto em dois projetos sociais que acontecem na Bahia. São mais de 600 crianças atendidas em Lauro de Freitas e Salvador, que têm a oportunidade de projetar um futuro melhor, através da capoeira, do futebol de campo e do futsal. A DPA é a responsável pela gestão dos projetos e nós trabalhamos juntas por um mundo melhor.

Os principais benefícios da prática esportiva são:

  • Potencializar habilidades, melhorar a coordenação e também aumentar a força muscular;
  • Melhorar a postura corporal, a orientação espacial, o equilíbrio e a flexibilidade;
  • Ser disciplinado; a disciplina ajuda a ter mais tempo livre; conseguir realizar atividades mais prazerosas e menos estressantes; conseguir alcançar objetivos; diminuir frustrações e principalmente realizar sonhos.
  • Promover a estabilidade corporal e o desenvolvimento da mobilidade das articulações do corpo, essenciais para evitar quedas e proporcionar um envelhecimento mais saudável.
  • Melhorar sua coordenação motora, através de como uma corrida de pequena distância com obstáculos, por exemplo. A corrida exige do corpo fôlego e resistência, e os obstáculos trabalham o equilíbrio. Fazer exercícios regularmente melhora seu condicionamento físico por completo, de forma mais rápida e segura. 
  • Melhorar a saúde, a qualidade de vida, a educação e, principalmente, desenvolver a disciplina na infância e adolescência, pois desenvolve a velocidade de raciocínio dos crianças.
  • Criar vínculos afetivos que podem ser levados por toda a vida. Por isso, na DPA, em parceria com a CCR Metrô, estimulamos atividades coletivas para a aproximação e bom convívio entre as crianças.

Ouvir música também possui uma série de benefícios como aliviar a ansiedade, promover o bem estar e bom humor, motivar, melhorar o sono, potencializar o desempenho e curar dores. Mas se além de ouvir música, você gosta de dançar, não importa se você tem 15, 30 ou mais de 50 anos. Dançar é terapêutico: faz bem ao corpo, ao coração e à mente. Estimula o corpo a relaxar, queimar calorias e desenvolve a criatividade e a musicalidade.

As crianças do Projeto Ginga também tem a oportunidade de aprender um novo instrumento, que aumenta a capacidade de memorização delas, melhora a concentração e a coordenação motora, ensina a ter disciplina e melhora as habilidades sociais, como o trabalho em equipe. Pra você, os benefícios são os mesmos. Não deixe pra amanhã, os exercícios que você pode começar hoje.

Serviço:

Exposição “Um novo olhar para o esporte”

Data: até 31 de agosto

Local: Estação rodoviária do metrô de Salvador

A De Peito Aberto

A De Peito Aberto é uma organização social que propõe a inclusão social e o desenvolvimento sócio educativo para crianças e adolescentes através do esporte e da cultura. Em sua maioria, o recurso investido vem da captação via Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006). Também executamos projetos culturais através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8313/1991). Com sede em Belo Horizonte e Salvador, a DPA já atendeu mais de 30 mil crianças em 50 cidades brasileiras, desde 2006.