Retrospectiva mostra impactos positivos do Esporte na Cidade no Pará




Desenvolvido há quatro anos em Terra Santa (PA), o projeto Esporte na Cidade participou
das comemorações de aniversário da cidade, ganhando uma exposição retrospectiva de
suas atividades junto à comunidade local


16 de Dezembro de 2013

Fechando o ano de 2013 com saldo positivo, o projeto Esporte na Cidade/ Núcleo Terra Santa (PA) mereceu exposição retrospectiva durante as comemorações do aniversário da cidade no último dia 12 de dezembro. A equipe do projeto exibiu fotografias e medalhas conquistadas nos quatro anos de atuação, e preparou atividades recreativas para integrar o público. A programação de aniversário foi organizada pela Prefeitura Municipal de Terra Santa, por meio da Secretaria de Educação.

Desenvolvido em diversas cidades do Brasil, o projeto Esporte na Cidade é uma ação de caráter social voltada para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que oferece cursos gratuitos de iniciação esportiva em diferentes modalidades. Iniciativa da Associação De Peito Aberto, o Esporte na Cidade/ Núcleo Terra Santa (PA) é viabilizado através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com o patrocínio da Mineração Rio do Norte (MRN) e o apoio da Prefeitura local.

Impactos

Educadora do projeto, Simone Rêgo explica que a exposição apresentou uma linha do tempo, contando os quatro anos de atuação em Terra Santa. “A cidade tinha poucas opções de esporte. Não faltava interesse, só faltava estímulo. Com a chegada do Esporte na Cidade, temos uma boa base esportiva. As pessoas passam a conhecer, a gostar e praticar”, destacou a professora, apontando os benefícios do projeto na qualidade de vida dos jovens e no desempenho escolar. “Os meninos estão saindo das ruas e ficando na escola. Reduziu bastante a evasão”, completou.

Atualmente, cerca de 360 jovens são atendidos pelo Esporte na Cidade em Terra Santa, nas modalidades voleibol, futsal, basquete e handebol. Outras 1500 crianças e adolescentes já participaram das atividades desde o início da atuação do projeto na região.




Perspectivas

A retrospectiva mostrou também o desempenho de jovens atletas revelados pelo projeto, que passaram a representar o município em campeonatos regionais, conquistando títulos e medalhas. As jovens Lorena Anequino e Stefany Soares contaram sobre o processo de aprendizado no Esporte na Cidade, e como o projeto permitiu seu desenvolvimento profissional, mesmo depois que mudaram do Pará para o Amazonas.
“O Esporte na Cidade me deu o gosto de jogar todas as partidas como se fossem finais de campeonato. Aprendi que a derrota sempre nos ensina o que ainda falta para conquistar o que queremos”, destacou Stefany Soares, afirmando a importância da vontade e determinação.

“Quando cheguei a Manaus (AM), consegui uma vaga em um dos melhores times de futsal da cidade, o Salcomp, onde pude continuar com as atividades que eu tinha começado no Esporte na Cidade”, lembrou a atleta. “Tive a oportunidade de fazer um teste para a Seleção Brasileira de Futsal e de entrar na Seleção do Iratuba, pela qual pude participar do Brasileirão, chegando à fase semifinal da competição”, completou.
Para Lorena Anequino, “o projeto ofereceu qualidade de vida abrindo portas para os novos conhecimentos esportivos. O Esporte na Cidade trilhou meu caminho de forma que, se hoje sou uma boa atleta, é graças ao projeto”. Anequino treina atletismo pela Fundação Vila Olímpica de Manaus (FVO), no Amazonas, e, atualmente, está em 5º lugar no ranking brasileiro, representando o estado na prova de lançamento de dardo.

A jovem atleta contou que foi descoberta em razão do bom nível de força nos braços e estrutura física favorável. “O Esporte na Cidade contribuiu para o meu desempenho e comportamento de atleta. O projeto me ofereceu a prática de modalidades esportivas que exigem força de braço, como o handebol e o voleibol, além do foco e disciplina”, afirmou.

 
 
Por: Assessoria de Comunicação De peito Aberto | Larissa Metzker
Crédito foto: De Peito Aberto



www.depeitoaberto.com.br | (31) 2511-1515 | contato@depeitoaberto.com.br