Carnaval tradicional está de volta às ruas de Brumadinho




Educadores da Associação De Peito Aberto desenvolveram oficinas musicais para capacitação
dos blocos caricatos


27 de Fevereiro de 2014

Convênio firmado entre a Associação De Peito Aberto e a Prefeitura Municipal de Brumadinho (região metropolitana de Belo Horizonte/MG) resgata o carnaval tradicional nas ruas da cidade. Educadores da De Peito Aberto desenvolveram oficinas de música para capacitação das baterias dos 24 blocos caricatos que irão desfilar, tanto na sede da cidade, quanto na zona rural. A folia começou nesta quinta-feira (27/2) e segue até a noite de terça-feira (4/3).

Responsável pela coordenação pedagógica das oficinas, Beth Medeiros explica que o objetivo é trabalhar conjuntamente com a Prefeitura e a população local para recuperar o carnaval da cidade em seu formato tradicional, valorizando os desfiles dos blocos nos espaços públicos. “Estamos realizando os ensaios na quadra de esportes da cidade e em espaços alternativos nas próprias comunidades. Está sendo muito rico!”, destaca a coordenadora.

Os educadores convidados, os músicos Rafa Nunes e Marcos Nascimento, também apontam os resultados positivos alcançados nas atividades. “Chegamos com um projeto e encontramos aqui a necessidade real dos grupos. Estamos estruturando as baterias e, com 10 dias de ensaios, já podemos ver a percussão tomando corpo”, afirmou Rafa Nunes.



Programação

No primeiro dia de folia, nesta quinta-feira (27/2), os educadores acompanharam o desfile do Bloco Caricato Trem de Doido, formado pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Na sexta-feira (28/2), a De Peito Aberto organiza a eleição do Rei Momo e Rainha do Carnaval, que vão animar a festa. De sábado até terça-feira (1º a 4/3), a programação segue com os desfiles dos blocos caricatos, além de diversas apresentações culturais, envolvendo espetáculos musicais de bandas regionais e DJs.

Com o tema “Carnaval da Família – A Copa do Mundo para por aqui”, a edição 2014 da festa irá premiar os blocos caricatos que conseguirem representar a ideia. Entre os critérios a serem avaliados estão o mascote escolhido, a evolução da bateria, a marchinha e o desempenho dos foliões.



Por: Assessoria de Comunicação De peito Aberto | Larissa Metzker
Crédito foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Brumadinho

 

www.depeitoaberto.com.br | (31) 2511-1515 | contato@depeitoaberto.com.br