Estação Juventude leva exposição "Estampas e Histórias" para o
Centro Universitário Una




Mostra traz camisas pintadas por adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas


Belo Horizonte, 28 de novembro de 2014

Pintar coisas novas, inventar moda e compartilhar sonhos. É com esse pensamento que o projeto Estação Juventude, promovido pela OSCIP De Peito Aberto (DPA), em parceria com a Secretaria da Defesa Social (SEDS), levará a exposição "Estampas e Histórias" para o Centro Universitário Una, no campus Liberdade, entre os dias 28 de novembro e 03 de dezembro. A mostra reunirá camisas silkadas e produzidas por adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas do Centro Socioeducativo São Jerônimo.

As atividades artísticas e culturais realizadas nos centros socioeducativos têm como objetivo contribuir com a execução das políticas socioeducativas de internação. Neste semestre, as adolescentes da unidade São Jerônimo abraçaram a proposta feita pelo educador de grafite Sérgio Luiz, conhecido artisticamente como "Anjo", de escolher estampas e colocar cores e traços nas peças. Além disso, elas buscaram incorporar seus sonhos e perspectivas de futuro por meio de breves descrições que acompanharão as peças.


O compartilhamento do que é produzido dentro do centro socioeducativo com outros públicos visa mostrar um pouco do que as adolescentes buscam transmitir por meio da arte. "Percebemos que elas ficam entusiasmadas em saber que suas produções vão circular em outros espaços na cidade, levando assim um pouco delas para fora da internação. No caso da exposição na Una, é possível que alunos, professores, entre outros, possam conhecer um pouco do que elas buscam transmitir no simbólico (estampas) e no concreto, que são as descrições do que vivem ou gostariam de viver", explica a coordenadora do Estação Juventude, Marina Marinho.

Mais do que apenas expor, a mostra busca uma interação entre as adolescentes e o público. Um mural de recados será disponibilizado para que as pessoas possam enviar algum comentário, mensagem ou dicas para as meninas. Os recados serão transmitidos às adolescentes nas atividades artísticas dentro do centro socioeducativo para que possam ser refletidas e estudadas por elas juntamente com o educador.



Por: Assessoria de Comunicação De peito Aberto | Lohanna Lima

Crédito foto: Divulgação De Peito Aberto



www.depeitoaberto.com.br | (31) 2511-1515 | contato@depeitoaberto.com.br