Há seis anos, projeto Esporte na Cidade faz a diferença em Terra Santa

Terra Santa – 2 de maio.

Olhares entusiasmados, vontade de aprender e espírito coletivo. Esta passou a ser a rotina de diversas crianças e adolescente desde a chegada do projeto Esporte na Cidade, em Terra Santa, no Pará. Se antes quase não havia iniciativas efetivas no município, hoje o projeto tornou-se referência, graças a realização da De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, patrocínio da Mineração Rio do Norte e Cielo, e apoio constante da prefeitura.

O Esporte na Cidade atende 400 alunos, anualmente, na região, entre 7 e 17 anos, que estejam regularmente matriculados na rede de ensino. O projeto atua no município há seis anos, proporcionando aos jovens aulas de iniciação esportiva (futsal, handebol, basquete e vôlei). As responsáveis por direcionar as atividades são as educadoras físicas Jéssica, Simone e Sara, que, por causa da convivência quase diária, conseguem traçar o perfil dos beneficiados.

“Desde que cheguei à cidade, eu via uma carência muito grande de atividades esportivas e lazer. O projeto veio para oferecer uma oportunidade para os jovens que antes não se tinha aqui. Há um grande engajamento da comunidade e o projeto ajuda diretamente as escolas, por causa da exigência da matrícula, o que diminui a evasão escolar”, explica Simone.

Além da parte coletiva, do convívio e do social, o Esporte na Cidade consegue melhorar, também, a parte motora dos jovens, como avalia a professora. “Como os alunos não tinham nenhuma atividade extraescolar, o projeto contribuiu muito para melhorar a coordenação motora desses alunos. É a visível a diferença de quem participa do projeto para quem não tem uma atividade extra durante o dia”.

Além de Terra Santa, o projeto Esporte na Cidade também atua em Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Brumadinho (MG), Santa Barbara (MG), Sete Lagoas (MG) e Candeias (BA). Em mais de seis anos de atuação, o projeto já atendeu mais de 10.000 crianças em três estados, contribuindo com o desenvolvimento esportivo e cultural dos jovens que vivem em região de vulnerabilidade social.



Por: Assessoria de Comunicação De peito Aberto | Lohanna Lima

Crédito foto: Divulgação De Peito Aberto



www.depeitoaberto.com.br | (31) 2511-1515 | contato@depeitoaberto.com.br